quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Espetáculo: Viva Nordeste!!!

Data: 07 a 11/11/2011               
Hora: 19 horas
Local: Quadra do PHG


    Certa vez um senhor falou: 
O Homem é capaz de superar limites estando sob pressão, mas esta turma conseguiu bem mais que isso, transformou discórdia em união, dúvidas em decisão e sonho em realidade. Porque tudo é possível quando se quer.




           Programa:


NORDESTE: Seu maior patrimônio é seu povo. Nossa região possui uma cultura bem típica e rica.
                 A fé do sertanejo é seu marco forte que denota a esperança de um povo. Na música e na dança, destacam-se ritmos populares tais como coco, xaxado, maracatu, baião, xote, forró entre outros ritmos. Nosso maior representante, Luiz Gonzaga do Nascimento  que com sua sanfona, zabumba e triângulo tornou nossa música conhecida em todo o país.
                 O movimento Armonial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorização desta riquíssima herança rítmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecido é o cantor Antônio Nobrega). Na culinária, destacam-se os pratos típicos tais como carne de sol, vatapá, acarajé, canjica, feijão e arroz  doce, feijão verde, cozido e o sururu. E nas festividades, há destaques para as festas religiosas, o carnaval de Salvador e Recife-Olinda, além de outras no interior dos estados. E as micaretas como o "Carnatal" de Natal. há também o "bumba-meu-boi" do Maranhão. Quando vai se aproximando o São João a "disputa" é para saber qual é a capital do forró, as cidades de caruaru, em pernambuco, e a de Campina Grande na Paraíba disputam pelo título. Não esquecendo as nossas quadrilhas que embelezam esse momento junino vivido por nosso povo. Os Brinquedos artesanais e as brincadeiras também são marcos forte de nossa cultura.
                Uma vasta e arraigada literatura popular de cordel que remonta ao período colonial ( a literatura de cordel veio com os portugueses e tem origem na Idade Média européia) e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e de embolada.


O AUTO DA COMPADECIDA: O romancista e teatrólogo Ariano Suassuna nasceu na cidade paraibana de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, em 16 de junho de 1927. Suas obras são marcadas pela valorização da autêntica cultura nordestina. Exemplo claro é a forte presença da literatura de cordel nos seus livros e peças teatrais. Destacando-se: O auto da Compadecida.


                No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João grilo e Chicó, dois nordestino sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando "o filme mais arretado do mundo. João Grilo e Chicó preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antonio Moraes, desperta a paixão de Chicó, e ciúmes do cabo Setenta e Vicentão. Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no tribunal das Almas por um Jesus negro e pelo diabo. O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida e traz um final Surpreendente, principalmente para João Grilo.


FICHA TÉCNICA
O AUTO DA COMPADECIDA


A Compadecida: Yllanna
João Grilo: Leonardo
Chicó: José Arlindo
Dora: Palloma
Padeiro Eurico: Anderson
Padre João: Marcos
Bispo: Joandson
Rosinha: Efigênia
Major: Wesley
Vicentão: Arthur
Cabo Setenta: Adailson
Severino: Palean
Cangaceiro: Nathanael
Jesus: Raylan
Diabo: Kaliel




DANÇARINOS: Ana Carolina, Mayonara, Rilany, Nathanael, Denise, Larissa, Aldaíza, Palloma, Wesley, Yllanna, Arlino, Raimundo e Nathalia.


EQUIPE DE PRODUÇÃO:
Chaguinha e Cilene


EQUIPE RESPONSÁVEL:
Supervisores: Maria Francisca e Luciene; 
Coordenadora:Francineide;
Alunos participantes do turno matutino;
Professores:  Aldenora, Eleonora, Francisca, Francinalva, Joelma, Rosângela, Moreira, Cilene, Chaguinha, Fátima Araújo, Divana, Socorro, Joanilson e Geraldinho.


DIREÇÃO: Josias e Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário