quarta-feira, 6 de junho de 2012

Regulamento das Quadrilhas Tradicionais


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

FORRONOVOS 2012

Aqui se brinca São João!


FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS TRADICIONAIS – REGULAMENTO




1. DO CONCURSO

1.1. A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” e das demais Secretarias Municipais, realizará o FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS – (CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS TRADICIONAIS) em Currais Novos, como parte da programação do FORRONOVOS 2012 – Aqui se brinca São João! – a realizar-se no período de 08 a 16 de Junho, no Circuito Arena do Forró (Largo do Coreto Guarany, Praça Des. Tomaz Salustino e Rua Juventino da Silveira, Rua Lula Gomes e Av. Cel. José Bezerra).


2. DAS FINALIDADES

2.1. O referido Festival tem como finalidades divulgar a cultura popular expressa em nosso município e região, bem como promover a integração entre todas as quadrilhas juninas participantes, estabelecendo assim um significativo intercâmbio cultural entre comunidade receptora, turistas e visitantes.

3. DA ORGANIZAÇÃO

3.1. Poderão participar deste Concurso quaisquer quadrilhas juninas tradicionais de quaisquer cidades do país.

3.2. É da competência de cada quadrilha garantir o seu deslocamento até o local do evento, especificado no item 1 (um) deste Regulamento e, consequentemente, o retorno após as apresentações.

3.3. A Comissão Organizadora disponibilizará o sistema de som, a divulgação do evento e a premiação para as quadrilhas campeã, vice-campeã e 3º lugar deste Concurso.

3.6. Cada quadrilha junina fará a sua apresentação na Arena do Forró, mediante determinação da comissão organizadora do evento, conforme data e horário previsto.

3.7. Cada quadrilha terá que entregar à Comissão Organizadora (pessoa responsável junto à mesa de som) seu CD ou MD, correspondente ao acompanhamento musical (trilha sonora da apresentação). Se a quadrilha dispuser de música ao vivo, comunicar à Comissão Organizadora com antecedência.


4. DA DISCIPLINA

4.1. Qualquer componente da Quadrilha Junina (coordenador, dançarino, equipe de apoio, etc), ou até mesmo que estejam acompanhando-a, que apresentar conduta incompatível com a moral do evento ou comprometa a idoneidade do mesmo, promover ou participar de algazarras, brigas ou bate bocas durante a realização deste evento, implica na suspensão da Quadrilha Junina neste Concurso durante 02 anos ou até que seja realizado um julgamento;

4.2. Qualquer agressão física (ou tentativa) proferida por membros da quadrilha junina que estiver participando deste Concurso implicará na desclassificação da mesma. Este dispositivo também se aplica a qualquer componente da torcida que estiver usando camiseta da referida quadrilha junina.

4.3. ATENÇÃO! Toda ou qualquer reclamação, deverá ser feita por escrito e entregue a Comissão, que deverá analisar e dar parecer favorável ou não, em até 12 horas após a apresentação da quadrilha junina. O referido parecer será emitido por escrito ou e-mail.

5. DA APRESENTAÇÃO

5.1. As quadrilhas apresentar-se-ão obedecendo ao seguinte cronograma:
·         Dias: 08 e 09 de junho (sexta feira e sábado), com final no dia 10 de junho (domingo). O horário previsto para o inicio da apresentação – 21h, impreterivelmente. As quadrilhas juninas inscritas se apresentarão mediante SORTEIO, a ser realizado previamente no dia 04 de junho de 2012, ás 11:00 horas da manhã,  no Salão Nobre Prefeito Raul Macedo, na Prefeitura Municipal de Currais Novos, localizado na Praça Tomás Salustino, n°90, Centro, Currais Novos – RN, determinado pela COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO.

5.2. Cada quadrilha deverá enviar um representante para a realização do sorteio. Caso não envie, a mesma será sorteada após os presentes, por um membro da Comissão, sendo informada de seu resultado por email.

5.3. Cada quadrilha disporá do tempo máximo de 25 (vinte e cinco) minutos para sua apresentação. Devendo se apresentar na Secretaria Municipal de Turismo, cujo endereço consta no final deste regulamento, 02 (duas) horas antes do horário determinado previamente para sua apresentação no sorteio e estando pronta para apresentação na Arena do Forró, pelo menos qh30min (uma hora e trinta minutos) antes do horário determinado no sorteio. Não será tolerado atraso desses tempos, sendo desclassificada a quadrilha que não cumprir o disposto acima.

5.4. Caso haja desclassificação ou desistência de alguma quadrilha, o evento será adiantado conforme a ordem do sorteio, devendo a quadrilha posterior se apresentar normalmente. O adiantamento de apresentação não excederá o tempo de 1h30min (uma hora e trinta minutos) de segurança determinado no artigo anterior.

5.5. Cada quadrilha disporá do tempo máximo de 05 (cinco) minutos para arrumação dos adereços e regional.

5.6. O item Tempo (referido no item anterior, com observância regulamentar), caso seja cumprido, ocasionará para a quadrilha um acréscimo de 10 (dez) pontos em sua pontuação geral.

5.7. A quadrilha que não se apresentar após 03(três) chamadas do locutor, perderá os pontos do item Tempo.
- Observar a ordem de apresentação estabelecida no sorteio.

 5.8. As quadrilhas deverão prestar atenção nos seguintes sinais:

·         VERDE – Início da Apresentação;
·         AMARELO – Preparar a saída (05 minutos para o final);
·         VERMELHO – Tempo de apresentação esgotado;



6. DO JULGAMENTO

6.1. A Comissão Julgadora deste Festival será formada por 05 (cinco) membros, escolhidos pela comissão organizadora do evento, levando em consideração a notoriedade e competência cultural dos mesmos.

6.2. Os itens submetidos a julgamento são:

·         Casamento tradicional;

Ø  Interpretação
Ø  Texto
Ø  Tradicionalidade
Ø  Figurino
Ø  Tempo: 3 (três) minutos aproximadamente para a apresentação do casamento.

·         Harmonia:

Ø  Desenvolvimento dos movimentos:
-          A passagem de um movimento para outro (bailado)
-          Ocupação dos espaços disponíveis para apresentação
-          Ritmo das seqüências
-          Flexibilidade na execução dos movimentos (tensão e naturalidade)
-          Movimentos novos
-          Desenho coreográfico: criativo, inovador.
-          Ficou claro o desenvolvimento dos movimentos ou gerou confusão?
-          Sincronia durante toda a evolução (apresentação uniforme).

·         Figurino:

Ø  Harmonia das cores; desenho (convencional criativo... tem excessos?)
Ø  Efeito em movimento (contrastes permitindo a visibilidade da coreografia, vibração)
Ø  Caracterização coerente com o tema? Acabamento

·         Animação:

Ø  Espontaneidade: harmonia
Ø  Vibração, sorriso, prazer.
Ø  Alegria, energia

·         Coreografia:

Ø  Abertura (apresentaram alguma novidade?... surpresa?... impacto?)
Ø  Nível de passos e evolução (emociona?... impressiona?... racionalidade)?
Ø  Marcação de acordo com a música (ritmo, agilidade, capacidade de improviso)

·         Marcador:

Ø  Clareza na voz, vibração, texto.
Ø  Liderança
Ø  Comunicabilidade (postura de apresentação)
Ø  Poder de caracterização da quadrilha através do tema

·         Tempo:

Ø  Máximo = 25 (vinte e cinco) minutos.

6.3. Cada critério de julgamento descrito no item anterior receberá nota de 5 (cinco) a 10 (dez).

6.4. Em caso de empate, o critério para o desempate será o item de julgamento CASAMENTO TRADICIONAL. Deste modo, vencerá a quadrilha que obtiver a maior nota recebida pela Comissão Julgadora no referido item.

6.5. Serão classificadas 06 (seis) quadrilhas juninas dessa categoria, para a final que disputarão os títulos de Campeã, Vice-campeã e 3º lugar do FORRONOVOS 2012. As finalistas voltarão a ARENA DO FORRÓ, no dia 10 de junho (domingo) com igualdade de pontos 0 (zero) e nova ordem de apresentação (mediante o sorteio) no dia 10 as 18hs., nesta Secretaria.

6.6. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo a nenhum participante manifestar contestações verbais de conotação agressiva ou de caráter jurídico.



7. DA PREMIAÇÃO

7.1. Todas as quadrilhas receberão um Troféu de Participação, mediante a ordem de apresentação. As 03 (três) primeiras quadrilhas classificadas receberão Troféus e prêmios em dinheiro, de acordo com a colocação a seguir: 
·         1º Lugar = Troféu de Campeã + R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais)
·         2º Lugar = Troféu de Vice-Campeã + R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais)
·         3º Lugar = Troféu de 3º lugar + R$ 1.000,00 (Hum mil reais)

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

8.1. As quadrilhas inscritas assumem o compromisso de sua participação no evento, na data e horário previamente marcados. Caso contrário, estarão sujeitas às seguintes sanções:

a)      O não cumprimento do que reza este Regulamento resultará na punição da quadrilha pelo período de 02 (dois) anos.
b)     Em caso de força maior, o Coordenador da quadrilha deverá apresentar uma justificativa da sua ausência por escrito, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, antes de sua apresentação.
c)      Esta justificativa será analisada e julgada pela Comissão Organizadora do evento.

8.2. É vetada a utilização de fogos de artifícios e/ou similares dentro da Arena do Forró, antes, durante e depois das apresentações e, também, a utilização de adereços pontiagudos ou de material cortante que ponha em risco a integridade física dos participantes. A desobediência de tal norma ocasionará a desclassificação da quadrilha, sendo considerada exceção o uso de chumbinhos e vulcões de lágrimas.

8.3. Durante sua apresentação, cada quadrilha tem direito a manter uma equipe de apoio com 15 (quinze) pessoas na Arena e jamais acima desta quantidade (isto incluindo fotógrafo e filmador, caso estejam acompanhando a quadrilha).

8.4. O item Tempo deverá ser respeitado por todas as quadrilhas, para que não haja transtornos e aborrecimentos umas com as outras, ou mesmo com a Comissão Organizadora. O não cumprimento deste item acarretará punição àquelas que o fizerem. Por exemplo:

·         Para cada minuto ultrapassado dos 25 (vinte e cinco), dentro da Arena do Forró, a quadrilha perderá 5 (cinco) pontos do total da pontuação.

8.5. Não será permitido aos concorrentes qualquer contato com a Comissão Julgadora, antes, durante ou após suas apresentações, sem que já tenha sido divulgado o resultado oficial do julgamento.

8.6. A Coordenação do evento, junto à Comissão Julgadora, resolverá os casos omissos neste Regulamento.

8.7. A Coordenação do evento é conferida o direito de alterar ou acrescentar medidas que se fizerem necessárias a efetivação do festival.

8.8. A Comissão Organizadora do FORRONOVOS 2012, com o objetivo de manter a qualidade do evento, destacado pela sua caracterização artístico-cultural, comunica:

·         NÃO SERÁ PERMITIDO ÀS QUADRILHAS PARTICIPANTES DESTE FESTIVAL UTILIZAR PROPAGANDAS DE CARÁTER POLÍTICO-PARTIDÁRIO NOS CDS OU MDS, COMO TAMBÉM NAS CAMISETAS, FIGURINOS E FAIXAS DOS DIRIGENTES E EQUIPES DE APOIO, TANTO NAS ARQUIBANCADAS QUANTO NAS OUTRAS ÁREAS DAS APRESENTAÇÕES;

·         Esta recomendação é válida para qualquer quadrilha, seja ela visitante ou local, no que se refere às apresentações ao vivo na Arena do Forró;

·         Serão desclassificadas as quadrilhas que não obedecerem às observações acima;

·         Vale salientar ainda que esta norma deva ser cumprida, não somente por motivos de ética e profissionalismo, mas sim em respeito ao público que prestigiará o evento, acreditando no trabalho de produção cultural desenvolvido pelas quadrilhas concorrentes.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


Ø  Chegando a Currais Novos, a quadrilha deverá se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (endereço abaixo), 02 (duas) horas antes do horário definido no sorteio para se apresentar, para assinar o termo de responsabilidade, receber as credenciais e, em seguida encaminhar-se ao alojamento a ser utilizado até o horário de sua apresentação.

Ø  A quadrilha deverá observar estritamente data e horário de apresentação, inclusive as 2h (duas) horas de antecedência para apresentação da SEMTUR e na Arena do Forró, conforme as normas deste Regulamento.

Ø  As quadrilhas que estiverem utilizando os alojamentos deverão primar pelo ambiente encontrado, deixando-o intacto e bem preservado, principalmente os sanitários.

Ø  Para evitar transtornos de última hora, recomenda-se que cada quadrilha reproduza a sua trilha sonora e tenha em mãos outra cópia da respectiva gravação (CD, MD ou PEN DRIVE), a fim de evitar transtornos e problemas técnicos durante a sua apresentação.

Ø  A quadrilha que irá se apresentar com grupo musical (ao vivo) deverá comunicar à Comissão do Evento com antecedência de 72 horas, a fim de que sejam tomadas as devidas providências técnicas (ajustes de equipamento e som).  

Ø  Ao participarem do Festival de Quadrilhas, todos os participantes estarão aceitando automaticamente as condições previstas no presente regulamento.



Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - SEMTUR
Rua Vereador Tomaz Pinheiro, 204 “B” lº Andar
Centro – Currais Novos/RN
Telefax (0xx84) 3405-2755 – E-Mail: forronovos@hotmail.com





Currais Novos / RN, 31 de maio de 2012.


                                           A COMISSÃO ORGANIZADORA

Um comentário:

  1. tem como vcs ai divulgar os finalistas doas quadrilhas tradicionais.
    agradeço desde já.

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