segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ESPAÇO CULTURAL “MONS. AUSÔNIO DE ARAÚJO FILHO”



O Espaço Cultural, desenhado pelo arquiteto curraisnovense Clebson Correia Gomes, está localizado em frente à Matriz da Imaculada Conceição, moldando-se à enorme cratera do terreno original existente.
 De forma circular, seu complexo inclui grande palco e espaço central destinados às apresentações, arquibancadas em forma de semi-círculo. No espaço oposto, um jardim, com bancos de concreto e plantas da região, embeleza o ambiente. O piso é artisticamente trabalhado, tendo sido utilizado o granito polido, a pedra granítica almofadada e outras pedras da localidade, em tons cinza, conferindo beleza e harmonia ao ambiente.
 Na parte posterior e superior às arquibancadas, ergue-se um monumento em homenagem ao Monsenhor Ausônio de Araújo Filho, considerado, orgulhosamente, um dos mais ilustres filhos de Currais Novos. O monumento é formado com um pedestal de granito polido, em preto, o busto do homenageado e duas placas de bronze alusivas ao evento, exaltando-o como Sacerdote (pela grandeza do seu ministério); como Cidadão (pela contribuição ao desenvolvimento sócio-cultural do Município); como Professor (por sua atuação na educação de Currais Novos, em todos os níveis); como Escritor (pelo enriquecimento à cultura, com sábias lições de vida e de espiritualidade); como Amigo (pelo diálogo mantido com todos e oferecimento do abraço afetuoso nas mais diversas circunstâncias).
 Sua inauguração deu-se, solenemente, por ato do Prefeito Municipal Geraldo Gomes de Oliveira, na noite de 22 de dezembro de 1999.
 O Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio de Araújo Filho” é um monumento privilegiado, pela beleza da arquitetura e pela sua destinação - o encontro permanente de homens e mulheres, através de suas manifestações religiosas e sócio-culturais mais autênticas, registrando sua própria história: missas, leilões, quermesses, jantares, shows culturais, feiras de artesanato e comidas regionais, danças, teatro e muitas outras, caracterizando o homem do Seridó e sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário